domingo, 19 de junho de 2011

MANEJO DE BOVINOS DE CORTE – Parte I : Manejo de Pastagens

Campo nativo melhorado
A utilização de técnicas de manejo de pastagens visa à melhoria na eficiência da relação forragear animal. A subdivisão dos campos permite um melhor manejo dos animais, concentrando estes, em grupos menores e adequando assim a lotação. Também se obtém assim, um melhor controle do desenvolvimento das forrageiras, determinando uma maior ou menor pressão de pastejo, bem como será possível observar o manejo dos animais com maiores exigências para potreiros com maior oferta e qualidade de forragem, transferindo-os, quando necessário, de acordo com o escore corporal, sua categoria animal e também de acordo com a época do ano.
Para qualquer dos tipos de pastagens, nativa ou cultivada, devemos levar em conta que sua utilização pelos animais não deve ser feita de maneira tão intensa, vindo a comprometer o equilíbrio existente nela.
Vários são os fatores que interagem entre si, racionalizando o manejo e a disponibilidade de matéria seca/ha, tais como; as plantas, o consumo e pisoteio das mesmas pelos animais, o meio ambiente, a disponibilidade de água e o estado sanitário e nutricional.
Quando a pastagem atinge um estagio entre pré-emergência e floração, ou seja, em seu desenvolvimento médio, é que ela atinge uma maior quantidade e qualidade, aliada a um maior consumo por parte dos animais, determinando níveis de produtividade mais elevados.

 Fonte: Relatório de estág. supervisionado (GAP) Ricardo Mallmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário