quinta-feira, 9 de junho de 2011

PRINCÍPIOS DE ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS DE CORTE

Os sistemas de produção de bovinos de corte podem ser classificados em sistemas de ciclo completo – cria, recria e engorda - e sistemas especializados, que trabalham com um ou dois dos ciclos anteriores.

A alimentação deve proporcionar ganhos de peso adequados aos níveis de produção desejados, contudo o objetivo deve ser reduzir o tempo de permanência dos animais na propriedade e proporcionar um rápido retorno financeiro.

O nível nutricional e a intensificação utilizada em cada sistema de produção são os parâmetros que definem a idade de abate, o peso, a desmama, a taxa de prenhez e os indicadores zootécnicos de produtividade e eficiência.

A correta nutrição dos bovinos de corte depende de fontes de energia, proteínas, minerais e vitaminas, que são supridas por alimentos volumosos, concentrados e água.

Neste contexto, a base alimentar da pecuária de corte em todo país é o pasto. A utilização de pastagens cultivadas de inverno – azevém, aveia, trevos e cornichão – é uma alternativa para suprir a deficiência forrageira do campo nativo durante o inverno e aumentar a capacidade de suporte da área de produção.

Os alimentos concentrados são aqueles que apresentam menos de 18% de fibra bruta em sua composição e contem alto valor energético, como o milho e o sorgo em grão, e protéico, como os farelos de oleaginosas.

Os minerais constituem nutrientes de vital importância na nutrição de bovinos de corte, sendo necessária sua presença na dieta de todas categorias na forma suplementar, objetivando a manutenção, o desempenho e até mesmo a sobrevivência dos animais.

As vitaminas são encontradas naturalmente nos alimentos e são essenciais ao crescimento, reprodução, saúde e manutenção das atividades normais do metabolismo e fisiologia dos bovinos. A água também é um nutriente essencial para a manutenção dos fluidos corporais, para a digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes.

Conhecendo os diversos tipos de alimentos é possível utilizar alternativas variadas na alimentação de bovinos de corte. Pois a pecuária, como qualquer atividade econômica, busca rentabilidade e lucro, objetivos que para serem alcançados necessitam uma produção eficiente que pode ser atingida com uma alimentação adequada.

Fonte: Brangus repórter, edição nº 6


Nenhum comentário:

Postar um comentário